PINE

Estratégia

Com o objetivo de expandir o alcance entre os clientes, o PINE desenvolveu nos últimos anos um amplo leque de produtos, que incluem: diversas modalidades de operações de crédito e repasses, tanto em moeda local como em moeda estrangeira; assessorias financeira e estratégica; produtos de hedging para o cliente; e investimentos.

O PINE possui uma ampla rede de relacionamento com empresas dos mais diversos setores, incluindo importadores, exportadores e produtores de commodities, entre outros. Inicialmente, são clientes que utilizam produtos de crédito, como capital de giro, trade finance e repasses do BNDES.

Conhecendo o cliente e seu balanço profundamente, o Banco procura oferecer outros produtos que agreguem valor às empresas, como os da Mesa para Clientes (alternativas para mitigação de riscos de descasamentos de mercado, dando mais previsibilidade a seus balanços), PINE Investimentos (sindicalização de crédito e assessoria financeira) e área internacional (como investimentos no exterior).

As diversas modalidades de crédito são o principal produto oferecido pelo PINE e sua porta de entrada. O Banco possui profunda expertise nesse segmento, o que garante agilidade acima da média do mercado e segurança na concessão de empréstimos.

O PINE pratica uma política de crédito diferenciada e avalia de forma diligente e completa cada pedido para que a liberação do crédito seja adequada a ambas as partes. Todas as operações são analisadas e submetidas a pareceres da área Comercial e de Crédito por meio de uma esteira eletrônica. Para serem aprovadas, devem contar com a unanimidade do Comitê de Crédito.

Além da eficiente e conservadora análise técnica, outros importantes aspectos debatidos em colegiado no Comitê de Crédito são:

  • Política de garantias que mantém a carteira adequadamente colateralizada;
  • Monitoramento e análise constante do desempenho das empresas e das estruturas das operações, antes, durante e após a concessão de crédito;
  • Análise e monitoramento dos setores econômicos;
  • Pesquisa macroeconômica local e global.

O PINE acompanha as empresas que compõem sua carteira de crédito constantemente, realizando uma profunda análise do crédito, antes da concessão, e monitorando as empresas, seus setores e garantias após a concessão do empréstimo. Possui ainda uma eficiente formalização e documentação de empréstimos e garantias. Com isso, historicamente apresenta um baixíssimo índice de inadimplência.

O principal objetivo da Mesa para Clientes é oferecer alternativas para mitigação de riscos de descasamentos de mercado, dando mais previsibilidade aos balanços dos clientes. Esse negócio está dentro da estratégia de ampliação da gama de produtos e de aumento do cross-selling, complementando o principal negócio do PINE, crédito a empresas.

O PINE possui importantes diferenciais nesse negócio, sendo um deles a experiência adquirida ao longo dos últimos anos, qualificando o Banco a reagir de maneira rápida às condições de mercado, com produtos de mitigação de riscos de balanço adequados às necessidades dos clientes.

Os mercados de atuação nesse negócio são: Derivativos de moedas, Commodities, Juros, entre outros. Os principais produtos são NDF (Non Deliverable Forward), estruturas de opção e swaps, para administração de risco de descasamento do balanço dos clientes.

A área de Investimentos do PINE oferece soluções diferenciadas aos clientes nas áreas de Mercado de Capitais, Investment Management e Assessoria Financeira. Com uma equipe altamente qualificada e com profundo conhecimento do mercado, atua como consultora - e não contraparte -, atendendo aos interesses e às necessidades dos clientes de forma customizada e alinhada com as demandas do mercado.

Um de seus objetivos ainda é a prestação de serviços de assessoria financeira personalizada, de alto valor agregado, oferecendo recursos e alternativas para reestruturação financeira e de capital, que demandam soluções complexas e relacionamento de longo prazo, de forma alinhada com os perfis e expectativas dos clientes.

Pessoas são o principal ativo do PINE. Por isso, o objetivo de Recursos Humanos é atrair, reter e desenvolver os melhores talentos, pela manutenção de um ambiente de alto desempenho, com foco em resultados e baseado em meritocracia. O PINE investe constantemente em treinamento e na qualificação de seu quadro de colaboradores, incentivando o conhecimento profundo dos clientes e dos produtos, o que propicia oportunidades de cross-selling que tragam valor aos clientes e ao Banco.

O PINE conta com os principais recursos necessários para crescer de forma sustentada: pessoal qualificado, capitalização confortável e funding adequado. Com isso, proporciona um atendimento cada vez melhor aos clientes, aprimorando continuamente as soluções disponíveis, gerando confiança e fidelidade e criando um ambiente propício e ao cross-selling.