O Banco Pine preserva uma estrutura operacional adequada às suas atividades e, ao mesmo tempo, de baixo custo. Com controles e processos internos ágeis e eficientes, o Banco se coloca em posição de destaque em relação aos seus principais concorrentes. Para assegurar as melhores práticas, a gestão desses controles é feita com base em decisões de comitês internos especializados, além da auditoria interna e compliance.
Esta estrutura baseada em comitês privilegia as decisões colegiadas e promove o debate e a circulação de informações. Dessa forma, riscos são reduzidos e novas oportunidades são encontradas. Como exemplo, todas as operações de crédito e limites de operações de hedging para clientes são, sem exceções, discutidas e aprovadas ou não pelo Comitê de Crédito.
A participação de comitês especializados, supervisionados pela alta administração, permite uma troca de know-how e expertise entre suas diferentes áreas, fazendo com que seus processos internos relacionados à originação, à aprovação, ao processamento e à concessão de crédito, bem como o controle de risco e monitoramento de crédito, sejam eficientes.
Sistemas Avançados
Investir em tecnologia é primordial para garantir a agilidade e a qualidade do Banco. A alta administração, por exemplo, está conectada em tempo integral às aberturas da carteira de crédito e de hedging para clientes diretamente pelo sistema “Portal de Crédito” que proporciona agilidade, integração e excelente gestão da carteira e de seus riscos. Já o “Portal MIS” permite aos officers acompanhar de perto suas performances.