Governança Corporativa

Conselho de Administração e Diretoria

Conselho de Administração

Em conformidade com o Estatuto Social, o Conselho de Administração do PINE deve ser composto de, no mínimo, cinco e, no máximo, 11 membros, eleitos pela Assembleia Geral, com mandato unificado de dois anos, considerando-se cada ano como o período compreendido entre duas Assembleias Gerais Ordinárias, sendo permitida a reeleição. O Conselho de Administração do PINE é convocado pelo presidente do Conselho, ordinariamente, pelo menos quatro vezes por ano e, extraordinariamente, sempre que necessário.

O Conselho de Administração é responsável pela determinação das diretrizes e políticas gerais para os seus negócios, determinando, supervisionando e monitorando as atividades dos diretores, escolhendo auditores independentes, implementando e supervisionando auditorias internas. No mínimo, 20% dos membros do seu Conselho de Administração devem ser conselheiros independentes e podem ser destituídos pelos acionistas a qualquer tempo.

É importante ressaltar que o Banco não mantém qualquer contrato de prestação de serviço com qualquer membro do Conselho de Administração que preveja a concessão de benefícios após o término de suas atividades como membros do Conselho de Administração.

O Conselho de Administração é composto por:

      
Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do Mandato  

O Sr. Noberto fundou o Banco Pine em 1997 e atualmente é Presidente do Conselho de Administração.
Iniciou sua carreira em 1975, como acionista controlador, VP Executivo e membro permanente do Comitê Executivo e Comitê Superior de Crédito do Banco BMC. 
No período de 1975 a 1996, esteve à frente das áreas Comerciais, Produtos e Marketing; liderou o projeto de transformar um banco regional em um banco nacional

Graduado em Administração de Empresas pela American Intercontinental University, Londres, UK.

Participou de diversas instituições, nas áreas de Finanças, Comércio Exterior e Administração de Fundos. Atuou no Pine como Diretor Executivo na área de Corporate Banking até fevereiro de 2016, quando renunciou para assumir o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco.

Graduado em Administração de Empresas pela American Intercontinental University, Londres, UK. Participou de diversas instituições, nas áreas de Finanças e Seguros. Atuou no Pine como Diretor na área de Corporate Banking até fevereiro de 2016. Na AGO 2017, foi eleito membro do Conselho de Administração do Banco.

O Sr. Mailson foi eleito conselheiro, pela primeira vez, em 28 de março de 2007. Economista, foi Ministro da Fazenda no período 1988/1990 depois de desempenhar longa carreira no Banco do Brasil e no setor público, da qual se destacam os seguintes cargos: Consultor Técnico e Chefe da Divisão de Análise de Projetos do Banco do Brasil; Chefe da Coordenadoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e do Comércio; Secretário-Geral do Ministério da Fazenda.

Foi Diretor Executivo do European Brazilian Bank-EUROBRAZ, em Londres. Como Ministro, presidiu vários órgãos, entre os quais o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o CONFAZ.

Foi ainda membro do Board de Governadores do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento; Chefe da Delegação Brasileira na negociação do acordo bilateral Brasil/Japão no âmbito do Clube de Paris; Membro do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre um Código de Conduta para as Empresas Transnacionais.

Atualmente, é sócio da Tendências Consultoria Integrada, empresa que presta serviços de consultoria econômica e política, com sede em São Paulo.

O Sr. Junqueira foi eleito conselheiro no dia 29 de fevereiro de 2012, é graduado em Administração de Empresas pela FAAP e possui MBA em Administração de Empresas na Thunderbird School of Business nos EUA, já foi Diretor Vice-Presidente responsável pela Pine Investimentos.

Tem vasta experiência no mercado nas áreas de Finanças Corporativas, Tesouraria, Reestruturação de Empresas e M&A, incluindo transações realizadas no Brasil e exterior, e já atuou em empresas de diversos setores, de capital nacional e estrangeiro.

Graduado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações em Wharton e MIT. Executivo com larga experiência em importantes instituições financeiras nas áreas de produtos, inovação, comercial e desenvolvimento de mercado e com viés tecnológico, agregando na transformação digital do Banco.

É graduado em Engenharia Metalúrgica e Ciências Econômicas, com mestrado no "Colorado School - EUA". Gestor com vasta experiência em posição de liderança no mercado financeiro, sendo membro do Comitê de Auditoria do Pine desde 2013.

 

Executivos

Os executivos do PINE são responsáveis pela administração cotidiana e pela implementação das diretrizes e políticas gerais estabelecidas pelo seu Conselho de Administração. As atribuições dos executivos incluem a supervisão do cumprimento da legislação aplicável e das deliberações adotadas durante as assembleias de acionistas, conselheiros e diretores, a administração dos seus negócios e atividades, a preparação do orçamento anual e o monitoramento de sua implementação após a aprovação pelo Conselho de Administração.

                   
Diretores Área  

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e com MBA em Finanças pela Boston School - Fundação Bankboston. Possui extensa experiência na liderança de equipes nos mercados de Corporate Banking e Middle Market, tendo passado por importantes instituições como Itaú, ABN Amro Real, BICBANCO e Bankboston. Atualmente é o Diretor Presidente do Banco Pine.

Possui bacharelado em Engenharia de Produção pela FEI e mestre em Finanças pela University of London. Possui mais de 15 anos de experiência em instituições financeiras e em gestoras de recursos. Atualmente atua como Diretor de Finanças, Riscos e Ativos Imobiliários no Banco Pine.

Formado em Direito pela PUC-SP e Especialista em Direito do Mercado de Capitais pela Universidade de São Paulo. Possui ampla experiência no sistema financeiro, incluindo importantes escritórios de advocacia. Atualmente é o Diretor Vice Presidente de Governança, Regulação e Operações do Banco Pine.

Formado em Economia pela PUC-SP e MBA pela Fundação Dom Cabral. Possui mais de 30 anos de experiência em instituições financeiras, atuando nas áreas de tesouraria, gestão de fundos de investimento e captação de recursos. Atualmente é o Diretor de Tesouraria e Captação do Banco Pine.

Formado em Matemática Aplicada / Computação pelo Centro Universitário ABC e mestre em Administração de Negócios pela FGV. Possui sólida experiência na gestão de TI, operações, produtos, projetos e gestão estratégica organizacional, com carreira desenvolvida nas empresas Itautec Philco, Banco Real / Aymoré, Santander, Banco Votorantim e Stelo. Atualmente é Diretor de Tecnologia e Produtos do Banco Pine.

Formado em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Controladoria pela FIPECAF e MBA em Finanças Empresarias pela FGV. Possui mais de 30 anos de experiência profissional em instituições financeiras, entre Distribuidoras, Corretoras e Bancos, e mais de 20 anos como contador, assinando balanços das instituições. Atualmente é Diretor de Contabilidade e Tributário no Banco Pine.

Formado em Administração de Empresas, com Pós Graduação e MBA em Mercados de Capitais pela FIPECAF/USP e MBA em Economia da Construção e Financiamento Imobiliário pela FIPE. Possui mais de 20 anos de experiência profissional na área de crédito à empresas, atuando nos principais Bancos do País (Banco Mercantil de São Paulo, Santander, Unibanco, Votorantim e BMG). Atualmente atua como Diretor de Crédito do Banco Pine.

Formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, com Pós Graduação em Análise de Projetos pela Universidade Paulista. Possui mais de 20 anos de experiência profissional no mercado financeiro, com sólida experiência na área comercial e gestão de equipes. Atualmente atua como Diretor Comercial e Investment Banking do Banco Pine.

 

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria foi instituído em março de 2012. De acordo com o estatuto social do Banco - e além das atribuições previstas em leis e regulamentos -, compete ao Comitê zelar: (i) pela qualidade e integridade das demonstrações financeiras; (ii) pelo cumprimento das exigências legais e regulamentares; (iii) pela atuação, independência e qualidade do trabalho das empresas de auditoria independente; (iv) pela atuação, independência e qualidade do trabalho da Auditoria Interna; e (v) pela qualidade e efetividade dos sistemas de controles internos e de administração de riscos.

O Comitê é composto de três membros independentes

   
Membros do Comitê de Auditoria Cargo Data de Eleição Término do Mandato  

Formado em Ciências Contábeis pela UFPE, MBA pela USP e IBMEC e mestrando pela PUC-SP. Executivo com mais de 20 anos de experiência em posições de liderança em instituições financeiras e em auditoria, além de vasto conhecimento na estruturação e participação de comitês de auditoria, conselhos de administração e conselho fiscal.

Possui 40 anos de experiência em auditoria, contabilidade, sistemas de controles internos, sistemas de custeio, avaliação de empresas, impostos e governança corporativa. É formado em Contabilidade pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie – São Paulo. Foi membro de comitês de auditoria e de comitês de riscos de diversas empresas do mais diversos setores da economia, como Cetip, Embraer (consultor), Itaú Unibanco, HSBC Bank Brasil e Editora Abril. Também atuou em cargos diversos na International Federation of Accountants – IFAC, no Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON e no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Atualmente é sócio da Magalhães Andrade S/S Auditores Independentes, membro do conselho de administração da Companhia Muller de Bebidas e membro do Comitê de Nomeações da International Federation of Accountants – IFAC.

Mestre em Economia Política pela PUC-SP e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Profissional com mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras e em auditoria, e reconhecida pelo mercado pelo seu sólido conhecimento em questões regulatórias, tributárias e jurídicas.

 

Comitê de Remuneração

O Comitê de Remuneração foi instituído em Agosto de 2012. Suas atribuições são: (i) Cumprimento da Política de Remuneração Institucional (benefícios, remuneração fixa, variável de curto e longo prazo) (ii) Propor o montante da remuneração global dos administradores a ser submetido à assembleia geral (iii) Zelar para que a política de remuneração seja competitiva perante às práticas de mercado e ao mesmo tempo esteja compatível com a política de gestão de riscos (iv) Reportar periodicamente informações sobre práticas e estruturas de remuneração dos administradores para que eventualmente sejam solicitadas por órgãos reguladores.

O Comitê é composto por três membros, sendo um independente:

Membros do Comitê de Remuneração Cargo Data de Eleição Término do Mandato  

Graduado em Administração de Empresas pela American Intercontinental University, Londres, UK. Participou de diversas instituições, nas áreas de Finanças, Comércio Exterior e Administração de Fundos. Atuou no Pine como Diretor Executivo na área de Corporate Banking até fevereiro de 2016, quando renunciou para assumir o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco.

Graduado em Administração de Empresas pela American Intercontinental University, Londres, UK. Participou de diversas instituições, nas áreas de Finanças e Seguros. Atuou no Pine como Diretor na área de Corporate Banking até fevereiro de 2016, quando renunciou para assumir o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco.

Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e com MBA em Finanças pela Boston School - Fundação Bankboston. Possui extensa experiência na liderança de equipes nos mercados de Corporate Banking e Middle Market, tendo passado por importantes instituições como Itaú, ABN Amro Real, BICBANCO e Bankboston. Atualmente é o Diretor Presidente do Banco Pine.

Membro Especialista do Comitê de Remuneração, Ivan Farber tem sólida experiência na área de recursos humanos, com passagem pelo Banco Pine como Diretor de Recursos Humanos e em outras instituições como Mercer Consulting e Itaú BBA. Graduado pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e com especializações em finanças na FGV e Saint Paul.

 

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O Conselho Fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto.

As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e relatar suas conclusões aos acionistas.

O Estatuto Social do PINE prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembleia geral. Em 2014, não houve demanda para instauração do Conselho Fiscal.